Quais são as principais atribuições dos porteiros nos prédios e condomínios?

A portaria do prédio é por onde transitam os moradores, visitantes e prestadores de serviço. Por isso, esse local precisa de bastante atenção. O porteiro nesse ambiente é fundamental, pois é ele que controla esse fluxo de pessoas, sendo assim, o responsável pela segurança e ordem da portaria de condomínio.

Estar na portaria controlando esse fluxo faz com que o  porteiro seja o principal alvo em alguma tentativa de assalto no condomínio. Por isso, é essencial que esse profissional esteja capacitado para lidar com casos de perigo, seguindo os procedimentos adequados ao seu cargo.

Confira quais são os deveres do porteiro e quais são as funções deste cargo dentro do condomínio:

Quais são as funções do porteiro?
Os principais focos são: correspondência, autorização de entrada/saída e ordem do local.

Correspondência
As correspondências convencionais, delivery e qualquer serviço de entrega, chegará na portaria de condomínio, sendo assim, o porteiro precisa estar a postos para receber e entregar ao dono.

É aconselhável que seja evitado ao máximo a entrada de pessoas estranhas no condomínio. Mas, em caso de entregas, o porteiro precisa entrar em contato com o morador e solicitar que venha buscar a encomenda direto na portaria. Assim, se evita a entrada de um estranho nos acessos no interior do condomínio, mantendo a segurança de todos os moradores.

Autorização de pessoas
Cabe ao porteiro controlar a entrada e saída de pessoas que não são residentes ou trabalham no condomínio. Sempre que houver uma visita ou presença de um prestador de serviço, a identificação do indivíduo por parte do morador ou prestador de serviço antes da autorização de entrada no condomínio, sem essa autorização a entrada não pode ser autorizada.

Ordem do local
Manter a ordem na portaria é função desse funcionário, que deve estar na portaria do condomínio o máximo de tempo possível, estando sempre alerta a tudo que ocorre ao redor do prédio.

É muito importante que o síndico e os moradores possuam a noção de que nunca deve se desvirtuar o porteiro de sua função original na portaria. Como auxiliar no transporte das compras ou manobrar carros na garagem que não fazem parte das funções do profissional, além de prejudicar a segurança do prédio.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.