Qual a melhor maneira de planejar a convocação para uma reunião?

Anualmente deve ser feita uma convocação para assembléia condominial, com o intuito de discutir assuntos do interesse dos moradores, como as despesas do prédio e possíveis e reajustes nas taxas paga pelos condôminos, entre outros.

Ao longo do ano podem acontecer assembleias ordinárias para tratar assuntos de interesse dos moradores. Essa convocação, na maior parte dos casos é realizada pelo síndico. Mas, se um quarto dos moradores assinarem pedindo uma reunião, podem convocar uma assembléia extraordinária. Assim, todos os condôminos devem serem convocados, até mesmo o síndico.

Convocação de reunião de condomínio

É fundamental que o convocamento dos moradores para a reunião de condomínio seja realizada como determina a convenção do condomínio, pois caso não seja, as decisões tomadas podem ser invalidadas judicialmente.

Elabore um Edital de Convocação para Assembléia

É obrigatório a elaboração de um edital de convocação de reunião de condômínio pelo síndico para convocar os moradores a participarem da assembleia. O documento precisa ser claro nos assuntos que irão ser discutidos em reunião, que seja de conhecimento de todos. Esse edital, deve ser exposto em locais de grande circulação no condomínio, podendo ser distribuída uma notificação para cada apartamento.

Conduza adequadamente a reunião

Deve ser escolhido um presidente da mesa no início da reunião, o mesmo deve ser considerado peça fundamental para que a reunião tenha um bom andamento. O presidente deve ser respeitado por todos os moradores e tenha possua uma opinião neutra, sobre todos os assuntos, até mesmo os mais polêmicos. Além de saber conduzir a assembléia e se posicionar de maneira adequada quando necessário, evitando possíveis conflitos entre os moradores.

Promova a divulgação da Ata de Assembléia Geral

Logo após a reunião, é fundamental que ocorra a elaboração da Ata da Assembleia. Cabe ao secretário, cria-lá de maneira clara e objetiva, além de conter tudo que foi deliberado em reunião, respeitando a ordem dos acontecimentos da reunião para entendimento dos moradores. Mas, cabe ao síndico comunicar amplamente o que foi decidido em assembleia para que sejam de conhecimento público. Deve ser enviada uma cópia da ata à todos os condôminos até oito dias após a realização da assembleia.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.