Piscina em condomínios

O verão chegou e, com ele, as idas à piscina ficam mais frequentes. Diversos condomínios dispõem desse espaço para os moradores se divertirem mas, como tudo que concerne a convivência em comunidade, é preciso tomar alguns cuidados e seguir algumas regras para que todos possam se divertir sem que haja qualquer acidente.

Cuidados com as crianças

As crianças não devem ficar sozinhas na piscina, por mais que saibam nadar. Além disso, para as que nadam ainda sim é indispensável o uso de bóias ou coletes. O famoso macarrão pode ser mais útil para crianças maiores, já que não oferece segurança às pequenas.

Outro cuidado é com pulos na piscina ou brincadeiras mais agressivas. O ato pode terminar em uma batida de cabeça e causar problemas maiores.

Cuidados no uso da piscina em condomínios

O horário ideal para permanecer na piscina é antes das 11h e depois das 16h, em que o sol não está mais tão forte. Além disso, o uso de protetor solar é indispensável. Se for entrar na água, busque opções mais resistente à água e reaplique depois de se molhar ou suar. Se usar algum tipo de óleo bronzeador, o ideal é tomar uma ducha antes de entrar na piscina, para não sujar a água.

 

Competências do síndico

O síndico é o principal responsável pelo condomínio e responde civil e criminalmente por ele. Por isso, ele precisa ter total controle da limpeza, manutenção e perfeito funcionamento da piscina. A instalação de câmeras, cercas em torno da piscina, a manutenção de pisos, grades, escadas e chuveiro e instalação de placas que indiquem a profundidade da piscina são de sua competência.

Além disso, o condomínio precisa seguir as normas da ABNT, de acordo com a NBR 11238 – Segurança e Higiene, a NBR 11239 – Projeto e execução de piscina e a NBR 10818 Qualidade da água. Tais normas regem como deve ser feita a manutenção do espaço bem com as regras estruturais.

Quanto à limpeza, deve-se seguir as regras da Resolução Nº 0003, de 15/02/2001 da Diretoria da Vigilância Sanitária, bem como dispor de uma pessoa qualificada para executar a limpeza. O condomínio necessita de um Alvará Sanitário, além de fazer análises periódicas da água para evitar contaminação. Outra obrigatoriedade é o lava-pés o qual precisa ser higienizado diariamente. Os vestiários precisam ser divididos por sexo, ter pisos laváveis e não escorregadios.

O cumprimento de todas essas regras garante que todos possam aproveitar o verão com tranquilidade e segurança.

 

Fonte: Condo Brasil

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.