Como melhorar a comunicação interna no condomínio?

Existem algumas situações que se repetem em diversos condomínios pelo país. Ligações no meio da noite ou muito cedo pela manhã com dúvidas e reclamações; conflitos entre moradores por desinformação; gasto com impressão de comunicados e documentos que não são lidos.

Esses são só alguns exemplos dos problemas que a falha da comunicação interna no condomínio pode gerar.

Se esses problemas são conhecidos, saiba que têm várias maneiras de melhorar a comunicação interna no condomínio em que você trabalha ou mora.

Mas antes de tudo é preciso identificar o perfil dos moradores para aderir à melhor solução.

Prédios centrais, próximos a faculdades ou com apartamentos loft/studio ou de um quarto possuem, em sua grande maioria, moradores mais jovens.

É pouco provável que esse público leia um informativo impresso ou recorra ao livro de ocorrências e registros. Por isso é preciso utilizar as formas mais eficientes para que todos tenham acesso à informação.

Conheça abaixo alguns meios para divulgar informações e melhorar a comunicação interna no condomínio.

Mural no elevador

 

Uma reportagem da Revista Mundo Estranho calculou que uma pessoa passa em média 28 dias da nossa vida esperando elevadores.

Sendo assim, esse é um excelente local para divulgação de informações. Em prédios mais altos, a espera pode ser maior, permitindo que os moradores se atentem ao que está sendo comunicado, principalmente, nos andares térreos e de garagem.

Grupos no Whatsapp e/ou Facebook

 

Criticada por muitos, é a forma que vem sendo amplamente utilizada para melhorar a comunicação interna no condomínio.

Os grupos podem ser utilizados como meio não oficial de informações, notícias ou mesmo para agendamento de assembleias e reuniões de condôminos.

Para aqueles que julgam como ineficiente ou informal demais, é possível utilizá-la aliando outras ferramentas. Por exemplo: pode servir como “caixa” de sugestões, quadro de avisos e para divulgação de pautas a serem discutidas em assembleias e reuniões.

Caixas de sugestões e/ou livro do síndico

 

Essas são maneiras mais tradicionais de avisos, no entanto, com a correria do mundo moderno é muito provável que este meio seja eficiente apenas em prédios habitados por pessoas de mais idade.

Softwares para condomínios

 

Essa é outra forma muito utilizada para melhorar a comunicação interna no condomínio.

Muitos dos softwares para condomínios disponíveis no mercado possuem espaços apropriados para publicação de comunicados, atas de assembleias, agendamento de reuniões, campo para falar diretamente com o síndico, assim como espaço apropriado para reserva de espaços do condomínio.

A vantagem dos softwares é que a grande maioria disponibiliza aplicativos para smartphones. Assim, todos os condôminos podem acessar as informações da palma da mão.

Essas são algumas formas de melhorar a comunicação interna no condomínio.

 

Fonte: Condo Brasil

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.