7 benefícios dos pets para a saúde e para bem-estar humano

Além de preencher seu coração de amor, seu pet também pode ser um grande aliado da sua saúde e da qualidade de vida. Os bichinhos de estimação nos fornecem companhia, carinho e, principalmente um amor incondicional. Tem o poder de trazer aos seus donos e a quem convive com eles diversos benefícios, como: a melhora da auto estima, o aumento do convívio social, entre outros.

Essas vantagens podem ser aproveitadas em todas as fases da vida, desde a infância até a terceira idade. Na infância, o animal auxilia no aprendizado de diversos valores como respeito, cuidado e responsabilidade, além de um grande companheiro para os momentos de diversão. Já na terceira idade, o pet pode ser um companheiro para todas as horas, já que nessa etapa é comum um afastamento maior dos familiares e social devido ao ritmo mais desacelerado dessa fase. Mas o animal estará sempre ali disponível para oferecer amor e carinho, além de trazer a sensação de prazer relacionada ao ato de cuidar do pet.

Em situação de doenças ou condições de pessoas portadoras de necessidades especiais, o animal pode ser extremamente valioso na terapia assistida. Funcionando como um motivador para o tratamento em diversas especialidades.

Confira 5 benefícios dos pets à saúde do ser humano.

Proteção contra alergias
O relaxamento obtido com o contato com os cães, pode aumentar os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo que evita a proliferação de vírus ou bactérias, sendo muito importante na prevenção de muitas doenças, inclusive as alergias.

Socialização
Animais de estimação fazem parte de um assunto de interesse comum, estimulam a aproximação entre pessoas.

Alívio do estresse
A interação entre homem e animal traz uma sensação de bem-estar e conforto, resultando na diminuição dos níveis de cortisol, conhecido como o “hormônio do estresse”, que pode causar diversos problemas à saúde quando encontrado em níveis elevados na corrente sanguínea.

Redução da pressão arterial
O prazer provocado pela interação com o animal reduz os níveis de adrenalina que são relacionados ao aumento da pressão arterial e a liberação da aceticolina. Esse neurotransmissor é envolvido com o estado de tranquilidade, frequência cardíaca, frequência respiratória, além de ajudar nas funções cognitivas, como a aprendizagem.

Combate à depressão
A troca de carinhos, de segurança e de apoio favorecem o aumento da autoestima. Com todos esses sentimentos positivos o dono de um animal se dá conta do quanto é importante para seu animalzinho, gerando uma sensação de importância e de confiança.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.