Dicas de segurança para os idosos nos condomínios

A cada dia o número de idosos no Brasil cresce. Por isso, é muito importante que os condomínios se preparem para melhor atendê-los. Algumas atitudes são previstas por lei. Mas é claro que o síndico e os moradores podem ir além e proporcionar um ambiente agradável para os moradores idosos. Veja como:

 

* Segurança e acessibilidade

Criar rampas de acesso, corrimãos, elevadores, piso antiderrapante e portas maiores para cadeirantes são itens fundamentais em qualquer condomínio. Outra importante questão é nunca deixar áreas mal iluminadas ou com luzes queimadas para evitar acidentes.

 

*Colaboradores

Todos os condomínios devem ter pelo menos um funcionário, por turno, qualificado para realizar procedimentos de primeiros socorros. Os equipamentos e acessórios devem ser de fácil acesso e nas condições perfeitas de uso.

 

*Bem-estar

Atualmente, a maior parte dos idosos são ativos, por isso o condomínio pode oferecer atividades pensadas em estimulá-los. Aulas de dança, manejo de hortas, oficinas e passeios . Além disso, criar espaços direcionados aos idosos como equipamentos de ginásticas próprios, áreas verdes para passeios ou, até mesmo, a disposição de mesas para carteados, xadrez, dominó e bingos recreativos são opções que garantem a diversão desses moradores.

 

*Contatos dos familiares

Manter a segurança das moradias é essencial para os idosos viverem bem nos condomínios. Mas, também é muito importante conhecer quem são esses moradores e identificar quem precisa de mais atenção ou ajuda, de forma individualizada. Além disso, os administradores do condomínio devem levantar todos os dados possíveis do idoso, como descobrir as limitações e possíveis doenças, para melhor agir em caso de emergências. Ter sempre em mãos os telefones de familiares e amigos para possível contato também é fundamental.

 

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.