Funções gerenciais do condomínio

Nas assembleias ordinárias são escolhidos o síndico, o subsíndico e um conselho fiscal. As responsabilidades dos síndicos é representar ativa e passivamente o condomínio, mas quais são as funções desses outros membros? Sobre esse assunto falaremos na matéria de hoje, a seguir. Confira! 

O subsíndico, na eventual ausência do síndico (independente da razão), substituirá o mesmo em sua função.

O conselho fiscal, formado geralmente, por três pessoas, possuem a obrigação de avaliar, todo mês, a pasta de prestação de contas (com todas as receitas e despesas do edifício) elaborada pela administradora. Deve analisar cada documento apresentado detalhadamente.

A pasta de prestação de contas  contém diversos documentos que comprovam os lançamentos ocorridos no condomínio. O conselho deve verificar cada um deles, constatando, inclusive, se as contas pagas estão de acordo com os valores previamente orçados e aprovados.

Com essa análise, se pode verificar, também, a existência de valores abusivos nas despesas extraordinárias, não autorizados pelos moradores. O conselho saberá se está tudo certo ou se, porventura, o síndico gastou algo que não fora autorizado.

Em alguns condomínios essas reuniões são trimestrais  ou semestrais entre o síndico e os membros do conselho para que, antes da assembleia ordinária anual de aprovação das contas do exercício anterior, o conselho exponha todas as suas dúvidas e aprovem ou não as contas do síndico.

Logo, o conselho fiscal, como observado, serve para amparar, conferir e ajudar os síndicos no controle das contas mensais do condomínio. O conselho fiscal é um grupo de extrema importância para a saúde financeira de qualquer prédio, assim como a figura do síndico.

 

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.