Iluminação sustentável

Às vezes com a correria da construção ou reforma da casa acabamos deixando de lado um item bem importante: a iluminação. Se você é daqueles que gosta de economizar e ainda ajudar o ambiente nós separamos algumas alternativas sustentáveis para clarear a sua residência. Confira!

 

1) Apague as luzes e abra as janelas

Uma coisa bem óbvia que muitos esquecem na hora de reformar ou construir a casa é que com a abundância de luz natural usa-se muito menos luzes elétricas. Uma alternativa sofisticada e funcional é a implantação de janelas grandes e portas de vidro que integrem o ambiente interno ao externo. Vale lembrar que a luz solar, em doses certas, além de iluminação para a casa ainda gera benefícios para a saúde dos moradores.

 

2) Reduza gastos de forma inteligente

Na hora de instalar circuitos de energia que ligam os aparelhos domésticos, é importante criar um único que atenda a todos eles. Dessa forma, pode-se desligar simultaneamente todos os eletrônicos que não estão em uso.

 

3) Invista em recursos modernos

Há alguns recursos que ainda são pouco utilizados e podem ajudar a economizar bastante. Um deles é o sensor de presença, muito utilizado por estabelecimentos comerciais. Estes, podem ser instalados em áreas comuns da residência e são acionados quando a presença de alguém é detectada no ambiente.

 

4) Pinte as paredes de forma inteligente

Outra forma bem simples de melhorar a luminosidade dentro de casa  é pintar as paredes com cores claras, já que estas refletem a luz natural. Estudos indicam que essa atitude pode gerar uma redução de até 10% no consumo de energia.

 

5) Saiba onde colocar suas lâmpadas

Para fazer qualquer alteração em casa é necessário um planejamento cuidadoso. E, dessa forma, a instalação de lâmpadas também precisa ser planejada para garantir, simultaneamente, sua eficiência na iluminação e economia.

 

6) Escolha lâmpadas sustentáveis

O tipo de lâmpada também é outro fator que interfere tanto na qualidade quanto na eficiência do objeto. Neste caso as de LED são a melhor opção pois além de serem mais econômicas elas também possuem uma vida útil bem maior.

 

7) Aposte na luz entubada

Os tubos de luz são uma alternativa simples para criar iluminação à base de luz natural em qualquer ambiente. Por meio de tubulações que ultrapassam o teto, eles geram bastante economia e são uma boa opção para garantir a luminosidade em cômodos que acabam não possuindo janelas.

 

8) Gere sua própria energia

Muitos não sabem mas atualmente é possível gerar em casa 100% da energia que você consome. O sistema se baseia na captação de luz solar por meio de placas e o gasto pode variar entre 7 e 15 mil reais. Contudo, esse valor investido pode ser recuperado em apenas 2 anos.

 

Em suma, atualmente é mais fácil achar soluções sustentáveis para a sua casa. Não é preciso gastar muito para conseguir transformar um ambiente em mais econômico. Agora que você já leu nosso post, é só escolher  alternativa que mais se adequa a sua realidade. E, claro, não se esqueça de compartilhar essas dicas com seus amigos e familiares.

 

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.