Regras de uso das garagens do condomínio

Problemas envolvendo a garagem do condomínio são mais normais do que pensamos. Este é um assunto que envolve todos os moradores e, por isso, as regras quanto a utilização da garagem devem ser sempre claras para evitar inconvenientes. Pensando nisso, resolvemos mostrar 7 pontos essenciais quando o assunto é garagem. Confira!

 

1) Vagas especiais

As vagas especiais para idosos ou portadores de deficiência física não são obrigatórias em condomínios. Porém, é interessante que as necessidades desse público sejam atendidas. Dessa forma, é mais fácil o acesso à elevadores e entradas nos prédios.

 

2) Garagem para um automóvel

Garagem é um lugar para guardar somente um automóvel por vaga e cabe ao morador escolher se ele irá utilizar o espaço para guardar carro ou moto. Uma ideia legal que alguns condomínios já estão adotando é destinar um espaço apenas para as motos. Mas, esta novidade precisa da aprovação dos demais condôminos.

 

3) Aluguel ou venda de garagem

A venda ou aluguel de vaga de garagem para não moradores é proibida por Lei. Porém, se previsto no Regimento Interno, o portador da vaga pode alugá-la para outro morador, caso não esteja utilizando.

 

4) Garagem não é lugar de criança

Para evitar acidentes com os pequenos e, até mesmo, com os adultos, a circulação de bicicletas, skates ou patins deve ser proibida nessa área. A criança só deve circular nesse ambiente acompanhada de um adulto.

 

5) Velocidade máxima

Pátio de condomínio não foi feito para apostar corrida! Por isso, uma velocidade máxima deve ser estabelecida nessas áreas. Normalmente, a adotada pelos edifícios é de 10 Km/h para o percurso do portão até a garagem.

 

6) Mudança na garagem

No dia da mudança é tanta bagunça que, muitas vezes,os condôminos utilizam o seu espaço na garagem para armazenar as caixas da mudança. Porém, isso não deve se tornar um hábito. Guardar móveis, utensílios e outros projetos não deve ser permitido em nenhuma hipótese.

 

7) Entulho

A mesma situação, citada anteriormente, serve para os materiais de construção. Ao finalizar uma obra, muitos condôminos têm o hábito de “guardar” em suas vagas os restos da reforma. Isto, não deve ser permitido já que o acúmulo de entulho pode ferir alguém ou, até mesmo, danificar algum veículo.

 

Vale lembrar que a garagem é considerada um espaço comum do condomínio porém de uso privativo. Mas, isso não quer dizer que o “dono” da vaga pode fazer o que quiser com ela, ele deve respeitar a legislação do condomínio. Por hoje é só! Mas, se você tiver mais alguma dúvida sobre o tema é só mandar para a gente!

 

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.