4 dicas para adaptar um apartamento para idosos

 

Nossos lares são espaços onde construímos sonhos, compartilhamos momentos com pessoas amadas e descansamos. No entanto, a idade vai chegando para todos e, por isso, cabe ao morador adaptar o ambiente às suas características e necessidades. Na nossa matéria de hoje vamos dar algumas dicas de como adaptar imóveis para idosos. Confira!

 

1) Cuidados com o chão

Pisos antiderrapantes em todos os ambientes da casa são essenciais para garantir a segurança dos idosos. Isso pode ser feito com  substituição dos pisos, ou mesmo com o uso de pisos vinílicos e faixas antiderrapantes, que são fáceis de instalar, e não necessitam de uma reforma completa na casa.

 

2) Banheiro adaptado

O banheiro é um ambiente com muita umidade e, por isso, deve-se prestar bastante atenção nele.

 

– O primeiro passo é não esquecer os pisos antiderrapantes supracitados. Eles são fundamentais, principalmente na área do box;

 

– Coloque também uma cadeira de banho móvel para auxiliar o morador, evitando assim que ele fique muito tempo em pé;

 

– A instalação de barras de apoio ao lado do vaso sanitário, do box e da pia são necessárias para que o idoso tenha um apoio extra na hora de se levantar ou andar;

 

– Os vasos podem ser substituídos por modelos mais elevados, que são mais fáceis de usar;

 

– Devem ser evitados tampos e prateleiras de vidro, que podem causar acidentes em caso de queda.

 

3) Iluminação adequada

A iluminação deve garantir boa visibilidade em todos os cômodos e ser de fácil acesso ao idoso. Um ponto fundamental é garantir que o banheiro da casa seja próximo ao quarto do morador e com a iluminação focada em clarear todas as áreas do banheiro. Dessa forma, quedas e tropeções podem ser evitados durante a madrugada.

 

4) Portas e escadas

Para facilitar a abertura de portas, substitua as maçanetas redondas por modelos com alavanca, que são mais simples de abrir e não precisam de muita força. Se o imóvel tiver escadas, recomenda-se que o idoso tenha seu quarto no andar de baixo. Se não for possível, deve ser construído um corrimão em todo o percurso da escada, que irá facilitar as subidas e descidas. Ah, e não se esqueça de deixá-la bem iluminada!!

 

Essas foram algumas dicas para você tornar o lar de seus pais e avós um lugar mais confortável e garantir o bem-estar deles. Dessa forma, segurança e  mobilidade estarão garantidas e inconvenientes poderão ser evitados. Curtiu nosso post de hoje? Conta para a gente nos comentários!!

 

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.