Xô, sujeira!

Lixeiras limpas mantêm saúde dos funcionários e moradores.

A limpeza nas lixeiras do condomínio deve ser feita com frequência para evitar o acúmulo de sujeira, que pode atrair insetos e roedores e provocar doenças nos moradores e funcionários. A engenheira sanitarista e ambiental Luciane Dusi, orienta que as lixeiras devem ter tampas, principalmente às destinadas ao lixo orgânico e rejeito. A área de acumulação dos contêineres também deve ser higienizada.

A engenheira destaca que a retirada do lixo deve ser diária e a limpeza pode ser semanal ou quinzenal, dependendo do uso. Os produtos a serem usados são: desinfetantes e detergentes em água.

As lixeiras devem ser dimensionadas de acordo com a produção de lixo. As utilizadas para recicláveis devem ter maior volume do que aquelas destinadas para o rejeito. Aquelas usadas para rejeito devem ter tampa para evitar mau cheiro e insetos.

A falta de cuidado com a higiene destes locais pode acarretar uma série de problemas de saúde. Luciane destaca alguns: a barata pode transmitir febre tifóide, giardíase e problemas gastrointestinais; os ratos, a leptospirose; as moscas a febre tifóide, verminose e gastrenterite e o mosquito, a dengue, malária, febre amarela e leishmaniose.

O síndico Carlos Alberto dos Santos, do condomínio Aymoré, em São José, na Grande Florianópolis, toma todos os cuidados para evitar que problemas como esses atinjam condôminos e funcionários.

Ele explica que, no prédio, a limpeza é efetuada duas vezes por semana. “A lixeira foi construída com azulejo para facilitar a higienização”, destaca. Nos dias em que o material é recolhido, o síndico precisa abrir o cadeado do depósito. “Não tem como deixar aberto porque muitas pessoas tiram o que querem de material reciclável e deixam tudo jogado pelo chão”, lamenta.

As lixeiras devem estar identificadas de acordo com o tipo de resíduo a que se destinam

Uso residencial:

Laranja – rejeitos

Azul claro – lixo reciclável seco

Cinza – lixo reciclável orgânico

Demais espécies de usos e atividades:

Azul escuro – rejeitos

Azul claro – lixo reciclável seco

Cinza – lixo reciclável orgânico

Para contentores de uso público:

Verde – rejeitos

Verde com tampa azul claro – lixo reciclável seco

Verde com tampa cinza – lixo reciclável orgânico

Fonte: Condomínios SC

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.