Parede com infiltração: como decorar

Qualquer tipo de infiltração em uma edificação traz diversos incômodos, por isso, é fundamental repará-la brevemente e, enquanto isso não ocorre, uma parede com infiltração pode ser decorada de modo a esconder suas manchas.

As infiltrações em paredes podem acontecer por diversos motivos e os principais são:

Vazamentos na canalização de água ou esgoto: a corrosão nos tubos de ferro fundido e serviços mal feitos em PVC ocasionam vazamentos que sempre procuram algum lugar para sair – normalmente, o outro lado da parede.

Transbordamento de caixas d’água: habitualmente ocasionado por problemas na torneira de bóia que, ao não fechar, continua permitindo a entrada de água que transborda e escorre pelas paredes.

Infiltração por percolação: falhas nas fundações e alvenarias de embasamento permitem que a umidade do solo suba por pressão negativa pelas paredes da edificação, formando uma mancha de umidade que não passa de 50 cm de altura, mas que atinge praticamente toda a extensão da parede atingida.

Problemas em rufos e telhados: deslocamento de telhas e ausência de rufos permitem que a água proveniente da chuva atinja o interior da edificação. Eventualmente essa água escorre do alto pelas paredes.

Entupimento de calhas: quando as calhas de captação de água da chuva não recebem limpeza constante, ocorre o entupimento delas. Dessa forma, a água que não escoa transborda para dentro do telhado atingindo assim lajes e paredes.

Qualquer uma dessas possibilidades deve ser reparada rapidamente; negligenciar a correção coloca em risco não só a construção, mas sobretudo a saúde de quem a ocupa.

No caso da construção os riscos referem-se à deterioração promovida pelo contato dos materiais com a água. Evidentemente esse processo possui evolução lenta mas, devemos entender que quanto maior exposição ocorrer, maior a extensão do dano.

Já a saúde dos ocupantes fica exposta a fungos que provocam desde alergias até problemas respiratórios.

Ainda assim, se for necessário retardar um pouco esse reparo existem algumas formas de esconder as infiltrações.

Parede com infiltração, como decorar?

A primeira coisa a se fazer quando se percebe uma infiltração é afastar dela tudo aquilo que você gosta! Os móveis mais pesados, que são mais difíceis de serem movimentados, devem ser afastados da parede – algo em torno de 20 cm bastam.

Veja abaixo mais alternativas possíveis:

Caso haja iluminação direta direcionada para a parede afetada, redirecione todos os spots. A luz evidencia todas as imperfeições.

Se para disfarçá-la, optar por instalar quadros, dê preferência aos modelos baratos, que ao estragarem não trarão prejuízo significativo.

Se preferir revestir a parede fique atento ao seguinte: papéis de parede são caros e serão contaminados pela infiltração rapidamente. Os adesivos vinílicos foscos, daqueles utilizados em envelopamento de carros, possuem alta resistência, ainda que também sejam caros.

Se forem de madeira, é recomendável que antes de serem atingidos pela umidade, os rodapés sejam retirados da área afetada, para posterior reinstalação após reparação da parede.

É importante esclarecer que, mesmo escondendo a infiltração, uma de suas principais características, o mau cheiro, continuará a existir. Para atenuá-lo utilize produtos antimofo que retenham a umidade.

Portanto, se infiltrou, não deixe de consertar! Agora que já recebeu nossas dicas, coloque-as em prática para manter o ambiente em condições de ser ocupado com prazer e boa estética!

Fonte: Blog FiberSals

 

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.