Como poupar e reutilizar a água da melhor maneira possível

Já que o Dia Mundial da Água está chegando, resolvemos te ajudar a preservar esse precioso bem (o que é dever de todos nós), trazendo, na matéria de hoje, dicas de como poupar água na sua casa, além de, também, reaproveitá-la. Confira tudo isso a seguir!

Para economizar, algumas pequenas mudanças de atitude podem fazer toda a diferença. Assim, não só a natureza e o equilíbrio ambiental agradecem, como também o seu bolso, já que as contas também diminuirão, com certeza. Veja alguns passos para poupar água:

  1. No banho, seja mais rápido, evitando o desperdício. Além disso, ao se ensaboar, por exemplo, deixe o chuveiro fechado, abrindo-o apenas quando for necessário de enxaguar.
  2. Da mesma forma, ao escovar os dentes ou se barbear, feche a torneira.
  3. Sempre conserte vazamentos e goteiras, o mais rápido possível. Apesar de parecerem problemas quase inofensivos, essas situações geram desperdícios enormes.
  4. Só utilize as máquinas de lavar louça e lavar roupa na capacidade total, reduzindo o número de lavagens e economizando, assim, bastante água.
  5. Lave frutas e verduras numa bacia com água ao invés de sob a torneira, reduzindo o consumo de água em mais de 30 litros por vez.
  6. Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja, jogando fora, e deixe, também, os utensílios de cozinha de molho.
  7. Para lavar carros, pátios e varandas, esqueça a mangueira! Use balde e esponja/vassoura, economizando muito.

Em relação ao reaproveitamento de água, algumas sugestões são:

  1. Reaproveite a água da máquina de lavar roupa para lavar varandas, pátios, e até a calçada.
  2. Colete e utilize a água da chuva, para, por exemplo, lavar carros, roupas, pisos e regar plantas.
  3. Se você tiver que deixar o chuveiro ou a torneira aberta para que a água esquente, encha baldes (da água fria), podendo utilizá-la para diversos fins, posteriormente.
  4. Reaproveite a água do preparo das refeições, que é muito nutritiva. Por exemplo, ao cozinhar legumes numa panela, reaproveite essa água para fazer uma sopa. Ou, se preferir, espere-a esfriar e, então, molhe as plantas.

E então, o que você achou de nossas dicas? Esperamos que, com elas, você consiga economizar água na sua casa, consumindo com mais consciência e reaproveitando sempre que possível, preservando esse importante recurso, além de poupar, também, dinheiro.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.