Os 4 R’s da sustentabilidade

É claro que você já ouviu, leu e falou (provavelmente, muito) sobre a reciclagem, né?! Mas, e em relação aos quatro R’s da sustentabilidade, você está por dentro? Continue lendo a matéria de hoje e descubra, a seguir, o que são esses 4 R’s, entendendo sua importância.

 

Durante a Rio 92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992), foram discutidas atitudes simples em prol da sustentabilidade, estabelecendo-se propostas para que os países aliassem proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

 

Então, foram escolhidas, no encontro, três palavras iniciadas pela letra R, que incentivassem atitudes mais sustentáveis: Reciclar, Reduzir e Reutilizar. Pouco tempo depois, um quarto R foi incorporado à ideia: Repensar, reforçando a importância da análise e consciência dos hábitos de consumo.

 

Dessa forma, aliando esses conceitos em prol da sustentabilidade, falaremos, a seguir, um pouquinho mais sobre cada um deles. Confira:

 

– Reduzir

Esse é o primeiro passo do consumo consciente, reduzir a quantidade de resíduos produzida. Cada um pode contribuir com isso ao comprar apenas o necessário, optar por produtos que tenham menos embalagens e utilizar o mínimo de sacolas no mercado (ou, o ideal, levando a sua sacola retornável).

 

– Reciclar

Separar o lixo é uma das formas mais simples de estimular a reciclagem. Dessa forma, encaminham-se os resíduos para destinos corretos, de acordo com o tipo de material (vidro, papel, plástico, metas e orgânicos).

 

– Reutilizar/Reaproveitar

Antes de descartar algum material, é preciso analisar se ele pode ser reutilizado – muitas vezes, com uma função totalmente diferente. Aqui, também são válidas as ideias de trocar coisas entre amigos e comprar/vender em sebos e brechós.

 

– Repensar

Evite, ao máximo, fazer compras por impulso, dando preferência ao consumo de produtos de empresas sustentáveis. Os danos que causamos ao meio ambiente refletem diretamente em nós, em questões de saúde e financeiras.

 

E então, o que é que você está esperando para fazer a sua parte em prol de um mundo mais consciente, equilibrado e amigo da natureza? Comece já, compartilhando esse post com seus amigos e familiares e propagando a importância dessas atitudes para todos nós!

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.