Viagem sustentável

Viajar proporciona experiências únicas às pessoas. Conhecer outras cidades e países e vivenciar novos hábitos costuma motivar milhares de indivíduos a saírem da rotina. Geralmente, ao planejar uma viagem, ficamos tão empolgados com o que iremos encontrar que não paramos para pensar em sustentabilidade. Mas você sabia que é possível tornar a sua viagem mais sustentável?

Com atitudes simples – muitas delas que já deveriam ser praticadas na sua casa –, é possível fazer uma viagem maravilhosa e ainda preservar o meio ambiente. Confira abaixo! 🙂

  • Deslocamentos:

Dependendo do local para onde vamos, fica difícil não ter que pegar um avião. Ao chegar ao destino, porém, procure utilizar o transporte público, pois ele emite menos dióxido de carbono por viajante.

Passeios a pé, além de ajudarem o meio ambiente, proporcionarão a realização de uma atividade física e farão com que você conheça melhor a região. Outra dica bacana é, em vez de alugar um carro ou uma van, utilizar a bicicleta! Ela lhe dará liberdade para conhecer vários cantinhos da cidade.

  • Hospedagem:

Você sabia que já existem vários hotéis sustentáveis que se preocupam com o meio ambiente ao seu redor? Antes de reservar um hotel, pesquise se ele adota práticas sustentáveis, como a separação adequada do lixo, aproveitamento da água da chuva, preservação da flora e da fauna local etc.

Você também pode fazer a sua parte!

– Não desperdice água.

– Utilize toalhas de banho e rosto por mais de um dia.

– Ligue o ar-condicionado apenas quando for necessário e verifique se portas e janelas estão bem vedadas.

– Ao deixar o hotel, apague todas as luzes e verifique se as torneiras estão bem fechadas.

– Se preferir um contato mais próximo à natureza e decidir acampar, lembre-se de que você é o “intruso” na região! Verifique se é permitido acampar no local, não alimente os animais e mantenha o lugar limpo.

  • Estadia:
  1. Prestigie o comércio e os restaurantes locais, pois isto incentiva a economia da região.
  2. Não desperdice comida! Ao conhecer um novo local, muitas pessoas gostam de experimentar a culinária da região. Mas, antes de pedir uma iguaria, solicite uma prova para ter certeza de que você vai apreciar o prato.
  3. Se decidir comprar lembrancinhas, prefira o artesanato local.
  4. Ao fazer compras, use sacolas reutilizáveis. Para isto, lembre-se de guardá-las na mala!
  5. Recolha todo o lixo que você produzir e, de preferência, separe os recicláveis do lixo orgânico.
  • Passeios:
  1. Como dissemos acima, opte pela caminhada ou por passeios de bicicleta.
  2. Se o local exigir o acompanhamento de guias, escolha empresas locais e eco-friendly.
  3. Se for à praia, opte por protetores solares resistentes à água.

Pesquisa indica perfil dos viajantes sustentáveis

Em 2016, o site Booking.com fez uma pesquisa mundial sobre viagens sustentáveis. O resultado indicou que 42% dos participantes acreditam ser viajantes sustentáveis, mas as opiniões sobre o que isso significa variam muito.

De acordo com 56% das pessoas, uma viagem desse tipo é apenas ficar hospedado em uma acomodação ecológica. Já para 32% dos entrevistados, é considerado sustentável evitar viagens aéreas devido à grande emissão de dióxido de carbono. Apenas 16% consideram acampar uma forma de viajar ajudando o meio ambiente, e 14% acreditam que sustentável é escolher um destino em que é possível interagir com a vida selvagem.

E você? O que faz para tornar sua viagem mais sustentável? Se você até hoje não havia pensado sobre isso, coloque nossas dicas em prática! Agora, se você já planeja sua viagem pensando em como diminuir o impacto da sua presença na região visitada, conte pra gente nos comentários o que você costuma fazer! 🙂

Fonte: Turismo – iG

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.