Saiba mais sobre o Recreio dos Bandeirantes

Na matéria de hoje, resolvemos falar sobre um lindo recanto da Cidade Maravilhosa, mais especificamente da Zona Oeste: o Recreio dos Bandeirantes. Confira, a seguir, um pouco sobre a história do bairro, além de ficar por dentro de alguns pontos de interesse desse belo local.

Mais conhecido por, simplesmente, Recreio, o bairro de hoje é considerado recente, já que era uma região areal, de vegetação de restinga, incluindo pântanos. Por essa razão, o local ficou muito tempo isolado do interesse carioca, sendo tendo sido habitado em poucas décadas.

O primeiro acesso ao bairro era feito pela estrada Pontal. Posteriormente, foi aberto um caminho de terra que passava pela praia. Esse caminho foi, no fim dos anos 50, asfaltado, dando origem à Avenida Litorânea, depois chamada de Avenida Sernambetiba, atualmente conhecida como Avenida Lúcio Costa.

Em 1959, foi realizado um loteamento da região, quando a Companhia Recreio dos Bandeirantes contratou Sérgio Castro para planejar e vender os terrenos da área. Com a construção da estrada Rio-Santos, em 1970, e sua duplicação, acabou surgindo a famosa Avenida das Américas.

Esse nome (Recreio dos Bandeirantes) se deu porque, no início, muitos paulistas adquiriram terras na região, construindo casas de veraneio. Suas divisas são com os bairros Camorim, Barra da Tijuca, Vargem Grande, Vargem Pequena, Grumari e Barra de Guaratiba.

Hoje em dia, o bairro é um dos mais procurados da Zona Oeste do Rio de Janeiro, registrando alta valorização. Sendo considerado de grande potencial, é visado pelas construtoras, que fazem novos e grandes empreendimentos no local, a maioria voltada para a classe média alta.

Como a infraestrutura do bairro melhorou muito, contanto como o aumento nas linhas de ônibus e com a estação de metrô na Barra, além de grandes shoppings, hipermercados, colégios, universidades, bares e restaurantes, o setor de comércio e serviços é bastante desenvolvido.

Entre seus maiores pontos de interesse estão as praias mais limpas e reservadas da cidade: Praia do Recreio, do Pontal, da Macumba, do Abricó (de nudismo) e Prainha. Além disso, também abriga o Parque Chico Mendes, o Parque Marapendi e outras praças e bosques.

Esperamos que tenhamos conseguido passar um pouco de informações desse lindo e interessante refúgio carioca, despertando, quem sabe, seu interesse por visitar o local. Programe um dia de passeios pelo bairro, conferindo suas belezas naturais e seus muitos pontos gastronômicos, que tal?!

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.