Assembleias de condomínios: por que a participação dos moradores é essencial?

Algumas medidas ajudam os síndicos a atrair a atenção dos moradores para as assembleias.

 

Quem escolhe comprar uma casa em um condomínio, também compra junto o edifício como um todo. Mas, esse fator segue ignorado por muitos moradores, que não entendem como a participação das assembleias do condomínio é importante, não o benefício da valorização constante do seu imóvel, mas o bem-estar. Mas por que é tão baixa a presença nas assembleias? Mesmo sendo tão importante?

Ausência pode causar problemas
A falta de interesse em participar, a ausência dos moradores possui um efeito comum: reclamações diante das decisões tomadas. O morador que não participa, precisa entender que está concordando com o que foi discutido  se ausentando da assembleia, Por isso, é tão importante que o incentivamos a participar na reunião, colocando seu ponto de vista.


Convite à participação: o primeiro passo
Atrair o interesse de uma pessoa para participar de alguma atividade. Essa é uma tarefa árdua em diferentes situações, mesmo que, no caso das assembleias, seja para o benefício do próprio condômino. O ideal é entregar uma cópia do Edital de Convocação, preferencialmente protocolada, diretamente na unidade, bem como afixar nas áreas comuns (elevador, quadro de avisos, entre outros), além de expedir pelo Correios, enviar por e-mail e disponibilizar no site do condomínio.

 


Conduzindo a assembleia


Informalidade, objetividade e clareza são medidas práticas e fáceis de tornar as assembleias mais agradáveis. Propostas ou qualquer decisã que esteja fora da pauta devem ser deixadas para outro momento mais adequado ou descartadas pela impossibilidade jurídica de deliberação. De acordo com o Código Civil, os condôminos devam estar cientes dos temas que serão abordados.


Sem perder a objetividade


Ter a pauta específica definida é uma das táticas que ajuda a impulsionar a aumentar a participação dos moradores nas assembleias do condomínio. Tornando a reunião mais objetiva e rápida. Se necessário, realizar assembleia em frequências maiores, mas não passar 1h30.

 

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.