Eletrodoméstico queimado: o que fazer?

Estamos no inverno e nessa estação do ano é comum o tempo virar e começar aquela chuva, ventania e raios. Muitas vezes, junto com esses fenômenos vêm a falta de energia elétrica e quando ela volta aparece com um brinde: seu eletrodoméstico queimou! Mas e aí, de quem é a culpa? Na nossa matéria de hoje vamos tirar todas as suas dúvidas acerca do tema. Confira!

 

O que muitos não sabem é que tempestade, descarga elétrica e oscilação de tensão dizem respeito ao serviço de distribuição de energia que é prestado pela concessionária e essas variáveis fazem parte do negócio. Em resumo, a responsabilidade por danos em aparelhos é da distribuidora de energia e, cabe a ela, ressarcir o morador.

 

Como fazer?

 

A empresa tem equipamentos que monitoram o sistema 24 horas e, por isso, sabem quando ocorreu o blecaute. A partir daí o morador que foi prejudicado tem 90 dias para abrir uma reclamação na empresa. Eles fazem uma perícia no utensílio danificado e depois indenizam o consumidor, seja com o reparo ou com a substituição do produto.

 

Segundo o código de defesa do consumidor, a empresa têm 45 dias para ressarcir o morador. O procedimento pode ser solicitado por telefone, internet ou pessoalmente, nas agências de atendimento.

 

Caso a distribuidora não cumpra algum termo previsto, o cliente deve realizar uma reclamação na Ouvidoria de Aneel pelo telefone 167 ou pelo site www.aneel.gov.br. Deve também realizar uma reclamação no site do Procon.

 

Por conta própria

 

Mas, se você é daqueles que não gosta de tumulto e não quer alertar a concessionária acerca do problema com seu eletrodoméstico é interessante lembrar que nem sempre vale a pena consertar o que está quebrado. Fazendo as contas podemos  observar que as vezes reparar um produto pode custar até 35% do valor de um produto novo. Por isso, pense bem antes de tomar a sua decisão!

 

E aí, curtiu a nossa matéria de hoje? Esse assunto ainda gera muitas dúvidas e muitos acabam deixando para lá por falta de conhecimento. Por isso, compartilhe esse post com seus amigos, vizinhos e familiares para que mais pessoas saibam o que fazer nessas situações.

 

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.