Tecnologias que ajudam na economia de energia

No dia 29 de maio comemora-se o dia mundial da energia. O objetivo da data é conscientizar a população acerca do desperdício e alertar sobre as existência e benefícios das fontes renováveis. Pensando nisso, nossa matéria de hoje vai falar sobre como a tecnologia auxilia na economia de energia. Confira!

 

Aplicativos para celular: Atualmente foram criados alguns aplicativos de celular que tem como função alertar as pessoas acerca da economia de energia e evitar o desperdício. Alguns exemplos são:

 – Nossa Energia

O aplicativo possui um sistema que expõe curiosidades e informações importantes sobre o uso de energia no país, com objetivo de motivar o usuário a economizar. Além disso, o conta com uma calculadora para cadastrar os itens que você possui em casa que consome algum tipo de energia. A ferramenta calcula quanto de energia você consome mensalmente e identifica qual o cômodo da sua casa que demanda mais esse gasto. Está disponível para iOS e Android.

– Sai desse banho

Com objetivo de diminuir o banho dos usuário – e consequentemente economizar água e energia – o aplicativo funciona como um “despertador ecológico”. Com o aplicativo em funcionamento, um despertador é acionado com uma música bem irritante que fará você sair do banho rapidamente para desligá-lo. Isso faz com que você tome banhos rápidos e economize. Além disso, o aplicativo mostra quanto você gastou em litros d’água de acordo com o tempo que ficou no banho. O app está disponível somente para iOS.

 

Eletrodomésticos que demandam menos energia: Nos últimos anos, as inovações nos eletrodomésticos reduziram em 60% o uso da água das lavadoras de roupas e em 33% o consumo de energia elétrica das geladeiras. Dessa forma, além de estar contribuindo para o bem-estar do planeta, você ainda contribui o seu bolso. No momento da compra esses eletrodomésticos podem ter uma diferença de preço significativa frente aos outros contudo, a longo prazo são bem mais vantajosos financeiramente.

 

Lâmpadas de led:  Por serem 85% mais econômicas que as versões convencionais, as lâmpadas de LED estão cada vez mais inseridas no mercado da iluminação. Entre os motivos, além da economia de luz, estão a sua durabilidade, cerca de 25 vezes maior que as lâmpadas incandescentes, e a sustentabilidade, já que  98% dos materiais que compõem as lâmpadas são recicláveis e não há, na sua fabricação, utilização de metais pesados como o mercúrio, por exemplo, presente nas lâmpadas fluorescentes.

 

Em suma, as alternativas sustentáveis auxiliam o planeta e o seu bolso ao mesmo tempo. Algumas empresas já notaram isso e estão aderindo à essas práticas. Esperamos que tenha gostado da nossa matéria de hoje. Compartilhe com seus amigos, familiares e vizinhos para que eles também possam desfrutar das nossas dicas.

 

 

 

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.