Reparos que podem ser feitos em casa sem a ajuda profissional

Sabia que muitos dos consertos que você precisa fazer na sua casa poderiam ser feitos por você mesmo? Pois é, a verdade é que existe uma série de pequenos reparos que podem ser feitos até por quem não tem prática! Confira abaixo algumas das atividades que podem ser realizadas sem a ajuda de profissionais:

Aplicar papel de parede

O segredo para uma aplicação fácil está em escolher um modelo autocolante, o que dispensa até o uso de cola. Com isso, você otimiza tempo e ganha em praticidade. Já para evitar que surjam bolhas ou marcas na superfície, comece aplicando o papel de cima para baixo na parede e, com a ajuda de uma espátula, vá empurrando cada pedacinho até a base.

Tapar buracos na parede

Ao remover quadros e prateleiras das paredes, os furos deixados pelos pregos e parafusos podem ser fechados com massa corrida. Use uma espátula para aplicá-la. Depois, deixe secar por três horas e passe uma lixa fina para igualar a área.

Retirar mofo

Paredes mofadas costumam ser decorrentes do contato constante com água, situação bastante comum em banheiros e áreas de serviço, assim como no caso de infiltrações. Com isso, surgem manchas na superfície e eventuais odores desagradáveis. Para se livrar dele, o primeiro passo é aumentar a circulação de ar e a entrada de luz natural no cômodo mofado, para acabar com a umidade. Depois, faça uma mistura de partes iguais de água e vinagre. Esfregue no local e enxágue com água.

Pintura dos cômodos

Escolha a tinta de acordo com a área: externa, interna ou úmida. Proteja pisos e rodapés com fita crepe e papel. Alise a parede com lixa 100 e retire o pó com pano. Aplique a primeira demão de tinta com um rolo. Deixe secar por quatro horas antes da segunda e faça os retoques com pincel.

Instalação de máquina de lavar

Se tem torneira específica para a lavadora na área de serviço, passe fita de vedação nela e rosqueie a mangueira da máquina. Se não tem, rosqueie na torneira do tanque e passe a fita. Na borda, encaixe a mangueira da saída da água suja. Só não se esqueça de deixar a mangueira de esvaziamento nivelada acima da primeira, para que o fluxo de entrada não impeça o esvaziamento da máquina.

Conserto de torneiras

Feche o registro e use um alicate para soltar a tampa superior da torneira. Retire o parafuso de dentro com chave de fenda. Solte a parte de cima da torneira com chave inglesa e retire o pino central. Por fim, encaixe uma borrachinha nele e remonte a torneira.

Troca de chuveiro elétrico

Desligue a chave de luz e feche o registro de água. Desconecte os fios. Desenrosque o chuveiro da parede. Passe fita veda-rosca na ponta do cano do novo e instale-o no lugar do antigo. Ligue os fios novamente e passe fita isolante nas emendas.

Instalação de lustres

Desligue a chave de luz. Prenda com parafuso o suporte do lustre na caixa de iluminação no teto. Desencape e junte as pontas dos fios e cubra as emendas com fita isolante.

Desentupimento de pias

Desenrosque o copo do sifão embaixo da pia. Retire o que estiver desobstruindo a saída da água. Limpe o encanamento e o copo com escovinha. Recoloque-o no sifão.

Esperamos que vocês tenham gostado da nossa matéria! A partir de hoje, então, caso algum desses problemas ocorra na sua casa, você já pode tentar resolver por conta própria, seguindo as nossas dicas! É sempre bom tentar realizar novos feitos, porque além de aprender, você ainda economiza. 😁

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.