O que você precisa saber sobre a organização interna do seu condomínio

Para que a o condomínio funcione adequadamente, é preciso que a sua organização interna seja prezada. Para isso, a função de cada pessoa dentro do condomínio deve estar esclarecida entre todos os moradores e funcionários, contribuindo para que tudo aconteça da melhor forma.

Então, por essa razão, nós resolvemos trazer, na matéria de hoje, informações importantes que evidenciam a função de cada um no condomínio, explicando seus deveres e responsabilidades, e evitando mal entendidos e problemas diversos. Confira a seguir!

Síndico

É o representante legal do condomínio, e também quem o administra, fazendo cumprir o Código Civil, a Convenção e o Regimento Interno. Pode ser um condômino ou pessoa física ou jurídica estranha ao condomínio (desde que permitido pela Convenção). A forma e o prazo de seu mandato devem estar, também, na Convenção,respeitando o limite de dois anos (Código Civil), podendo se reeleger. Entre suas principais responsabilidades, estão:

  • Conhecer as leis referentes aos condomínios;
  • Estar ciente das normas da Convenção e do Regulamento Interno;
  • Fazer cumprir todas essas leis e normas;
  • Cumprir as decisões das assembleias;
  • Implantar e acompanhar o Programa de Manutenção Preventiva, supervisionando as atividades de manutenção, conservação e limpeza das áreas comuns e equipamentos coletivos;
  • Cobrar dos condôminos inadimplentes suas dívidas para com o condomínio;
  • Contratar uma boa administradora, que o assessorará em diversos aspectos, inclusive jurídicos, fiscais, previdenciários e trabalhistas;
  • Solicitar a participação efetiva do Subsíndico e do Conselho Fiscal;
  • Manter-se atualizado, através de matérias, cursos, palestras, feiras e eventos variados.

Subsíndico

Assim como o síndico, deve ser eleito em assembleia. Ele substituirá o síndico em suas ausências ou impedimentos. O período do seu exercício não deve ser superior a trinta dias. Em casos de renúncia, destituição, morte ou qualquer outro impedimento do síndico, cabe ao subsíndico convocar uma assembleia geral para que haja a nova eleição.

Conselheiros

O Conselho Fiscal, composto por três membros, exerce a função de fiscalização nas contas do condomínio. Seu mandato não é irrevogável, podendo, os membros, ser destituídos, a qualquer momento, em assembleias gerais. Se previsto na Convenção, o condomínio poderá contar, ainda, com o Conselho Consultivo, órgão de consulta do síndico, também formado por três pessoas. Dentre as principais funções dos conselheiros, estão:

  • Conferir periodicamente as contas do condomínio, auxiliados pelos comprovantes apresentados;
  • Analisar a prestação de contas apresentada pelo síndico;
  • Emitir um parecer sobre elas, apresentando-o na assembleia geral;
  • Autorizar o síndico a efetuar despesas extraordinárias, anteriormente não previstas no orçamento;
  • Auxiliar o síndico em suas atividades.

Zelador

Para evitar quaisquer problemas, inclusive judiciais, o indicado é que os condomínios façam um contrato de trabalho com o zelador bem específico, detalhando suas funções. Vale destacar, também, que, caso o funcionário seja contratado para a área de “serviços gerais”, ele não poderá exercer atividades de zelador. Suas tarefas mais importantes são:

  • Atender todos os condôminos com respeito, cordialidade e, acima de tudo, imparcialidade;
  • Examinar o funcionamento dos elevadores e bombas d’água;
  • Fiscalizar a retirada do lixo e sua coleta;
  • Trocar lâmpadas queimadas;
  • Zelar pelo jardim e pela (s) piscina (s) do prédio;
  • Verificar o fornecimento de água e avisar aos moradores no caso de qualquer problema;
  • Ser discreto e não fazer, nem dar ouvidos, a fofocas;
  • Manter bem conservado o local onde mora;
  • Levar, imediatamente, ao conhecimento do síndico, imparcialmente, qualquer problema ocorrido no condomínio.

E então, o que você achou desse resumão das funções de cada um dentro do condomínio?! Esperamos que tenha gostado e que ele tenha sido esclarecedor, te ajudando a organizar melhor o seu edifício e todas as tarefas e responsabilidades dele.

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