Conheça mais sobre a Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca é um bairro da Zona Oeste muito querido do Rio de Janeiro, sendo considerado nobre e, por isso, muito procurado. Resolvemos falar dele na matéria de hoje, com algumas informações e dados interessantes, desde sua origem. Confira a seguir!

Seus bairros vizinhos são o Itanhangá, Camorim, São Conrado, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Curicica e Joá. Seus habitantes são, em maioria, de classe média alta. Na virada do século XX para o XXI, foi um dos bairros que mais cresceram na Cidade Maravilhosa.

Atualmente, é considerado um centro financeiro, gastronômico, hoteleiro, comunicacional e de entretenimento do Rio, tendo, entre outros, muitas casas de show, restaurantes, bares e hotéis. Estima-se que a população do bairro duplicará até o ano de 2030.

A Barra recebeu a maior parte dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 2016, sendo considerada a parte mais moderna da cidade, além de ter espaço suficiente para abrigar os jogos. Por essa razão, muitos investimentos foram feitos no local, em pouco tempo.

Com isso, as obras de infraestrutura para melhorar a região se deram de forma muito rápida, destacando-se, aqui, a abertura do metrô, que foi muito esperada pelos cariocas, fazendo a ligação do bairro com o resto da cidade, de maneira mais prática, rápida e barata.

Originalmente, a região era um complexo de dunas, assentada sobre uma ilha barreira, com vegetação rasteira, típica de restinga. Por ser imprópria para o plantio, permaneceu desocupada até meados do século XX, sendo apenas frequentada por pescadores.

Em 1900, as terras da Baixada de Jacarepaguá foram vendidas para a Empresa Saneadora Territorial e Agrícola S.A., que ainda detém muitas terras na área. Essa concentração de grandes extensões de terra nas mãos de poucos foi uma das principais causas do crescimento tardio da região.

Outra razão era a dificuldade de acesso, já que a Barra da Tijuca está separada do restante da cidade por grandes cadeiras montanhosas, que pertencem ao Parque Nacional da Tijuca – com picos que variam de 800 a 1200 metros de altura. Então, seu acesso ficava comprometido.

Sua ocupação efetiva se deu, inicialmente, pelas extremidades, onde hoje se localizam a Barrinha e o Jardim Oceânico. Através de uma iniciativa privada, foi construída a Ponte Nova, sobre a lagoa da Tijuca, para atender aos novos loteamentos do Jardim Oceânico.

Porém, a região se desenvolveu, de fato, através do Plano Piloto da Barra da Tijuca, encomendado pelo então governador do estado Negrão de Lima ao urbanista Lúcio Costa, com um projeto urbanístico para o local. Similar ao Plano Piloto de Brasília, com grandes avenidas e espaços abertos, foi um verdadeiro marco, em 1969.

Em 1970, com a construção da autoestrada Lagoa-Barra, o bairro ganhou maior desenvolvimento, através da diminuição do tempo de transporte para a Zona Sul da cidade. Nessa época, os condomínios fechados, inspirados no novo modelo de vida instaurado pelo Plano Piloto, começaram a surgir.

Abrigando a maior concentração de shoppings e supermercados da cidade, tem um alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), abrigando grandes condomínios, com acesso próprio à natureza, através de parques e pequenos lagos, além de terem mini-shoppings, escolas, igrejas, quadras, bibliotecas e restaurantes.

A Avenida das Américas é a principal do bairro, cruzando-o no sentido leste-oeste e seu litoral é extenso, sendo, praticamente metade da área, de reserva ambiental. As praias são usadas para a prática de muitos esportes aquáticos, como o surf, além de ciclismo em suas ciclovias.

É a sede de grandes empresas de informática, comunicação e agências de publicidade, além de inúmeras multinacionais. No quesito Educação, destaca-se pelo número de universidades. Dentre os campi instalados no bairro, estão: UVA, UNIGRANRIO, IBMR, IBMEC, UNESA, PUC e FGS.

E então, o que você achou de conhecer um pouco mais sobre esse (relativamente) novo e moderno bairro da Cidade Maravilhosa?! Esperamos que tenha gostado de todas as informações que trouxemos, aproveitando para descobrir e desvendar um pouco da Barra da Tijuca.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.