Como calcular a reforma de uma casa

Se você está pensando em reformar algum cômodo da sua casa (ou vários), mas quer entender melhor quanto, em média, terá que investir, para poder se planejar corretamente, preste atenção na matéria de hoje, pois resolvemos abordar esse assunto. Continue lendo e confira!

Antes de qualquer coisa, é bom deixar claro que há duas opções quanto à reforma:

  • A primeira delas é quando você toma a frente de tudo, ficando responsável por gerenciar todas as etapas, processos e decisões da obra;

  • A outra é quando você contrata alguma empresa especializada, que, gerindo a obra, te poupará de várias decisões e estresses – obviamente, por um preço.

Em qualquer um dos casos, o pedreiro tem o costume de fazer uma lista com os materiais que serão necessários. Nesse momento, é importante prestar atenção para não comprar materiais demais, superfaturando a obra, nem de menos, podendo ocorrer um atraso ou coisa pior.

Separamos dicas em relação a alguns materiais específicos, para não ter erro:

  • Tijolos: calculando a áreas (largura x altura) e escolhendo qual tipo de tijolo usar, é só fazer um cálculo simples para saber quantos, exatamente, precisará. Compre cerca de 10% a mais, para que qualquer imprevisto seja corrigido rapidamente.

  • Tinta: dependendo da quantidade de demãos e superfícies a serem pintadas, deve-se, novamente, calcular as áreas (largura x altura), somando todas elas. Lembre-se de descontar portas e janelas do cálculo, se forem muitas. Normalmente, cada litro de tinta pinta 5 metros quadrados (m²).

  • Revestimentos: vendidos por metro quadrado (m²), também precisam que um cálculo de área seja feito (para o piso, por exemplo: comprimento x largura), sabendo quantos m² do material escolhido serão necessários comprar. Aqui também vale a “regra” dos 10% a mais.

  • Tomadas: para saber a quantidade ideal, deve-se pensar nos equipamentos que cada cômodo acomodará, evitando o uso de benjamins e afins. Uma quantidade mínima deve ser pensada em cada cômodo. Cozinhas e áreas de serviços precisam de mais, enquanto banheiros, de menos.

E então, o que achou dessas informações?! Esperamos que tenha sido um post útil, te ajudando a melhor planejar e gerir uma reforma. Vale ressaltar que cada casa/apartamento possui suas necessidades específicas, então, tudo pode variar, dependendo do local.

 

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.