7 dicas de como usar estampas na decoração da casa

Muitas pessoas querem deixar um ambiente da sua casa (ou vários) mais estiloso, com mais personalidade, mas têm medo de ousar e/ou não sabem por onde começar. Para te ajudar, separamos, no post de hoje, sete dicas de como usar estampas na decoração da sua casa. Continue lendo e confira!

As estampas são algo muito particular, ou seja, variam muito de acordo com o gosto de cada um. Porém, ao optar por usá-las, seja qual for a maneira, deve-se ter um equilíbrio entre o bom senso e a ousadia, arriscando, sim, mas tomando cuidado para o ambiente não ficar pesado.

Em se tratando de estampas, normalmente, não se sabe por onde começar: quais escolher, como combiná-las, que cores utilizar… Por isso, para sanar essas e outras dúvidas que você pode ter em relação ao assunto, preste atenção nas sugestões que listamos, a seguir:

  1. Acredite no seu gosto

Mesmo sem saber, ao certo, por onde começar, tente detectar cores e formas que te atraiam. Sendo algo pessoal, não há uma regra que te diga como fazer. Aqui, é necessário imprimir a personalidade da pessoa, e é preciso usar seu feeling para decidir. De qualquer forma, um auxílio profissional de um decorador pode te ajudar a traduzir suas preferências e resolver suas indecisões.

  1. Escolha uma cor como ponto de partida

É necessário pensar numa cor de base, que será usada como ponto de partida. Talvez essa cor já esteja no espaço, em alguma parede ou almofada, quem sabe?! Trabalhe as combinações de estampas e texturas possíveis em cima desse tom “preferido”. Para fazer um mix de estampas, é fundamental ter um tom em comum entre elas – mesmo que não exatamente iguais, mas devem ser bem parecidos.

  1. Número de estampas

Não há uma regra sobre isso, porém, misturar três estampas diferentes (que podem ser listradas, florais, xadrez, geométricas etc.) tende a ser bem interessante. Diferentes texturas também podem ser incorporadas. Cuidado para não exagerar… Se ficar na dúvida, opte por um padrão liso, um estampado e algo com textura. Só essa combinação já dará um contraste bem legal.

  1. Estampas em objetos

As estampas não precisam estar, necessariamente, apenas nos tecidos: cortinas, almofadas e poltronas. Os objetos também podem fazer parte do mix, combinando algum, com, por exemplo, uma estampa similar de uma manta presente no ambiente.

  1. Floral nunca sai de moda

Entre os brasileiros, é a estampa que mais faz sucesso, sendo bem tradicional. Além disso, pode ser usada em diversos ambientes, como salas, cozinha, quartos e banheiros. Xadrez e listras também são estampas clássicas e sempre assertivas.

  1. Tendências

No momento, alguns destaques são as tonalidades de verde e azul – o Greenery é considerado o tom do ano e o Índigo também é uma boa aposta. Por isso, aposte em estampas que tenham essas tonalidades. Além disso, as maxi estampas (estampas grandes) estão se destacando.

  1. Capas para não enjoar

Dependendo da estampa, do quanto ela é aplicada, das tonalidades presentes nela etc., ela pode se tornar muito marcante. Para não enjoar do ambiente, pense em fazer uma capa para o sofá, trocando, por exemplo, no inverno e/ou verão. Vale, também, investir em objetos decorativos menores, que podem ser mudados de lugar.

Depois de todas essas informações que trouxemos, esperamos que tenha ficado mais fácil deixar sua casa com mais personalidade e estilo. Lembre-se de uma coisinha básica para decorar qualquer espaço: equilíbrio. Mas não tenha medo e arrisque-se, pois pode criar um espaço realmente lindo e personalizado! #FicaADica ☺

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.