5 dicas para deixar seu apartamento mais moderno gastando pouco

Na hora de reformar um imóvel, surgem muitas dúvidas sobre quais produtos ou serviços escolher diante das inúmeras alternativas que o mercado oferece. Mas não se preocupe: tem opção para todos os gostos, estilos e bolsos. Para quem está com o orçamento mais apertado, o arquiteto e urbanista Adriano Tavares listou cinco soluções simples e acessíveis para modernizar seu apartamento gastando pouco:

1 – Filtro de ponto

Os filtros e purificadores de água servem para eliminar o cloro e as impurezas da água consumida. Cozinhas pequenas, no entanto, apresentam um desafio na hora de escolher o melhor lugar para a instalação do filtro. Segundo Adriano, uma forma simples e barata de substituir o tradicional filtro de parede é instalar um filtro de ponto por baixo da bancada da cozinha, ligado direto à torneira da pia, que garante mais espaço na sua bancada e permite o acesso fácil e barato a água potável, pronta para o consumo direto e o preparo de alimentos.

2 – Lâmpadas LED com controle remoto e bluetooth

As lâmpadas e fitas de LED são muito versáteis no mundo da decoração e estão cada vez mais populares. Com um baixo consumo de energia, é possível obter excelentes resultados na iluminação dos ambientes. Elas podem ser comandadas, inclusive, por controle remoto e via bluetooth por meio de um Smartphone. O mercado já oferece também modelos de lâmpadas de LED com pequenas e potentes caixas de som.

3 – Concreto translúcido

O concreto translúcido não chega a ser uma novidade na arquitetura internacional, mas apenas agora começa a chegar por aqui e promete transformar o mercado da construção civil. Essa tecnologia, criada em 2001, mistura fibra óptica a uma massa de concreto fino, permitindo uma suave passagem de luz através do bloco de concreto. O concreto translúcido é de alta resistência e tem grande maleabilidade. Quando usado em blocos na construção de paredes, possibilita a redução do consumo de luz artificial e dispensa a aplicação de materiais de acabamento.

4 – Substrato para cultivo de hortas e plantas ornamentais

O cultivo de hortas e plantas ornamentais, principalmente em apartamento, depende de uma terra de qualidade, rica em nutrientes. A forma mais prudente de cultivar plantas sem comprometer a integridade estrutural do imóvel é substituir a terra comum (mais pesada, e que exige substituição periódica) por substratos. Os compostos orgânicos são desenvolvidos para suprir as necessidades de nutrição das plantas, não absorvem água, e são extremamente mais leves que a terra comum. E o período de renovação do substrato varia de 2 a 4 anos, de acordo com o fabricante.

5 – Tinta antimancha e lavável

De fácil e rápida aplicação, a tinta tem o poder de transformar os ambientes e é o acabamento mais utilizado nas residências brasileiras. As tintas antimanchas e laváveis, diferentes das tintas comuns, têm uma tecnologia que repele a absorção de líquidos e facilita a limpeza de manchas, até mesmo de chocolate, vinho, café e canetas hidrográficas.

Fonte: Jornal Extra

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.