Como organizar a casa para a chegada de um pet

A chegada de um animal de estimação no nosso lar traz alegrias para os moradores e mais carinho para o ambiente, sendo um momento marcante e muito feliz. Porém, alguns ajustes devem ser feitos no caso de apartamentos, preparando melhor o lugar para receber os bichos.

É necessário certo planejamento, fazendo algumas alterações importantes. Dessa forma, o espaço estará mais seguro e bem organizado, evitando estresses para todos da família. A seguir, separamos algumas dicas de como organizar a casa para a chegada de um pet. Confira!

  • Rede de proteção

Ela é essencial e deve ser a primeira coisa a ser pensada quando se decide por ter um bichinho de estimação. Se for um cachorro, coloque telas nas janelas e na parte da grade baixa da varanda. Já para o gato, é necessário instalar a rede em todas as janelas e em toda a varanda.

  • Produtos de limpeza

Providencie novo lugar para armazená-los, caso deixe em armários baixos ou prateleiras abertas. Coloque-os em armários fechados e difíceis de serem abertos, evitando qualquer acidente.

  • ZzzZzz

O local de descanso do bichinho deve ser bem pensado, preferencialmente escuro e com boa ventilação (mas longe de vento forte e lugares descobertos). Há diversas opções de camas e cobertores para os pets, que podem ser combinadas, ou não, com edredons e almofadas que você e sua família não utilizam mais.

  • Comer, comer

Antes de o pet chegar à sua casa, providencie potes de comida e água, de acordo com o porte do animal e a quantidade de comida que ele precisa. Com o uso, é necessário lavar os recipientes todos os dias, evitando o acúmulo de bactérias, trocando, também, a água com frequência.

  • Necessidades

É importante pensar em onde será o banheiro do pet. Normalmente, alguma varanda ou a área de serviços é o local mais escolhido pelos donos. Pode ser difícil ensinar seu bichinho a fazer suas necessidades no local certo, o que é mais fácil no caso de gatos, que, instintivamente vão para a caixa de areia. Para os cães, tenha muita paciência, e, no local, deixe um jornal ou tapete higiênico.

  • Roupinhas

No caso dos gatos, é melhor esperar para ver se o bichano aceitará ou não alguma roupa, pois eles não costumam gostar delas ou de coleiras. Já para os cachorros, principalmente no frio e depois da tosa, pode-se optar pelas roupinhas. Há um monte de opções de roupas, sapatos e acessórios para os cães – e esse mercado só tende a crescer. É essencial observar sempre seu bichinho: se ele se sentir desconfortável, não insista e tire a roupinha/acessório.

  • Escova

Falando em acessórios, tanto para gatos, como para cachorros, é legal ter uma boa escova, para que você os escove regularmente, diminuindo a queda de pelos na casa. A frequência vai depender da raça, por isso, pergunte a um veterinário qual o ideal.

  • Brinquedos

É interessante dar ao bichinho algumas opções de brinquedo, para que ele deposite um pouco de sua energia no próprio objeto, evitando arranhões ou mordidas nos móveis de sua casa. Compre itens de acordo com o tamanho do animal, evitando acidentes. Entre os mais populares estão um que pode abrigar petiscos em seu interior (para cães e gatos), as bolinhas para os cachorros e arranhadores para os gatos.

E então, o que você achou de todas essas informações e sugestões que demos hoje?! Esperamos que tenha gostado e que, dessa forma, tenha ficado mais fácil organizar seu lar para receber um animalzinho, que, com certeza, virará o xodó da família em pouco tempo. No caso de outras dúvidas, não hesite em procurar um veterinário! 😉

 

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lumen Administradora

A Lumen Administradora considera o cliente em primeiro lugar e, em todas as suas atitudes, prima pelo bom atendimento e pela preservação dos valores e princípios que sempre orientaram sua trajetória de crescimento.